NOTÍCIAS

11-AGO-2025

Projeto "Literalizando" encanta crianças da EEIEF João Paulo Sampaio de Menezes com contação de histórias

Por Fábio Alves 11/08/2025 #educação

Projeto "Literalizando" encanta crianças da EEIEF João Paulo Sampaio de Menezes com contação de histórias

Na manhã desta segunda-feira (11/08), a EEIEF João Paulo Sampaio de Menezes, no bairro Jereissati II, foi palco de uma experiência cultural especial: a apresentação do projeto Literalizando. Voltada para crianças, a iniciativa tem como missão democratizar o acesso à literatura e promover a inclusão cultural por meio de ações de contação de histórias.

Formado por voluntários — estudantes e pesquisadores em educação apaixonados por literatura e transformação social —, o coletivo acredita no poder transformador das palavras e no papel essencial da leitura como ferramenta de educação e cidadania.

Durante a visita, as crianças participaram da apresentação lúdica O Mar de Encantos, inspirada no poema A Jangada, de Juvenal Galeno, escritor cearense de grande relevância para a cultura local. A encenação trouxe elementos de imaginação, memória e identidade, aproximando o público infantil da obra e do legado do autor. O projeto conta com apoio da Secretaria do Estado do Ceará.

"Estamos muito felizes em compartilhar a cultura, a memória de Juvenal Galeno e o melhor da literatura", afirmou Pedro Cauã, idealizador do Literalizando.

A Prefeitura de Pacatuba valoriza iniciativas que unem educação, cultura e inclusão social, como o projeto Literalizando. Por meio de políticas culturais e incentivos a ações literárias e artísticas, o município reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à leitura, a preservação da memória cultural e a formação cidadã. Esse apoio fortalece projetos que inspiram, educam e transformam a vida das pessoas, especialmente das crianças.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo

Selo ATRICON Prata 2024Selo UNICEF 2021-2024