Pacatuba é um município da Microrregião de Fortaleza, na Mesorregião Metropolitana de Fortaleza, no Ceará, no Brasil.Faz parte da Grande Fortaleza. É a 19° cidade mais populosa do Ceará, com 71 079 habitantes em 2018.
Etimologia
O topônimo Pacatuba vem da língua tupi e significa "ajuntamento de pacas", através da junção dos termos paka ("paca") e tyba ("ajuntamento")[6][7].
A história de Pacatuba se mistura com a dos primeiros habitantes destas terras: os índios pitaguaris, potiguaras e outras tribos pertencentes ao grupo linguístico macro-tupi, como os jenipapos-canindés[8]. A eles, somaram-se os portugueses religiosos e militares que vieram habitar a região devido aos processos de aldeamento e catequização e visando a resguardá-la contra invasões de outros povos europeus.
Como proteção contra as invasões de outros europeus, em 1683, foi concedida, através de sesmarias, aos membros da família Correia (originários do Rio Grande do Norte), o sítio chamado Pacatuba. O povoamento da cidade se iniciou nessa época. Numa segunda concessão, em 1693, foram destinadas terras a outros posseiros. A freguesia, dedicada a Nossa Senhora da Conceição, foi criada em 5 de novembro de 1869. Em 1876, com a construção da Estrada de Ferro Fortaleza-Baturité, Pacatuba recebe duas estações de trem.[9][10] Foi o terceiro município cearense a libertar os escravos. Em 18 de março de 1842, passou a ser distrito de Maranguape. Em 8 de outubro de 1869 (comemorada como a data de criação da cidade), tornou-se vila. O município foi criado oficialmente em 17 de agosto de 1889.
Os principais eventos culturais são:
Dia do Município (8 de outubro),
Paixão de Cristo (Semana Santa),
Festa de Nossa Senhora do Carmo (16 de julho),
Festa de Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro).
Clima
Tropical quente semi-árido brando com pluviometria média de 1.433 mm[11] com chuvas concentradas de janeiro a junho.[12]
Hidrografia e Recursos Hídricos
As principais fontes de água fazem parte da bacia do Rio Cocó, sendo elas os riachos do Gavião, Alegrete, Salgado, da Água Fria e outros tantos. Existem ainda diversos açudes, dentre eles Açude Gavião.[13]
Relevo
A maior parte do município situa-se nas planícies litorâneas, no entanto uma parte é localizada na Serra da Aratanha.
Vegetação
Vestígios de Mata Atlântica, caatinga.
Subdivisão
O município é dividido em quatro distritos: Pacatuba (sede), Monguba, Pavuna, Senador Carlos Jereissati[14]
Queda do voo 168
Ver artigo principal: Voo 168 da VASP
Em 8 de junho de 1982, Pacatuba foi palco de uma grande tragédia. Às 02:45, o Boeing 727-200 de matrícula PP-SRK que atendia ao voo 168 da VASP chocou-se contra a Serra da Aratanha, matando todas as 137 pessoas a bordo.